terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Descrição do Projeto


Proposta de Revitalização da Praça Matriz  da Catedral de Pedra





Na presente proposta de Revitalização da Praça Matriz considerou-se, como não podia ser de outra forma, a presença dominante da Catedral de Pedra no espaço urbano e na história de Canela.



Ela foi considerada o princípio e o fim do projeto como imagem da Igreja Viva.





Duas intenções iniciais deram lugar ao desenvolvimento do trabalho e produziram os espaços propostos.



*Produzir uma sensação de elevação da Catedral;



          *Acentuar sua presença como imagem.





O Largo



Na frente da Catedral, no espaço compreendido entre sua fachada Oeste e o alinhamento com a rua Borges de Medeiros por toda a largura da praça, cria-se um espaço num nível inferior aos passeios, e no qual acontece uma série de lugares intimamente ligados à liturgia católica.



Os passeios das ruas laterais avançam em forma de cunha sobre esse largo e produzem terraços. Os terraços estão projetados de maneira que facilitam e até induzem à contemplação da Catedral. São espaços generosos.



    A Rampa Principal (em cruz)



Pensada com um forte apelo simbólico, já que sua forma se assemelha à cruz.  A rampa é o único caminho para chegar ao interior da Catedral pela sua frente, a entrada principal.





   A Via Sacra



As estações da Via Sacra acontecem então em pracinhas semicirculares que “rodeiam” o prédio e cujos pisos estão em níveis semelhantes aos dos passeios.

Existem, na proposta, as seguintes classes de circulações da Via Sacra:



*A Vereda de Peregrinação: é um caminho que não se adentra na devoção e somente acompanha paralelamente às 14 estações.

*A Senda da Peregrinação: de percurso circular é o caminho da devoção e veneração.

*Trilha de orientação: todo o percurso da Via Sacra é acompanhado por uma trilha de pedra portuguesa, ela serve de orientação aos deficientes visuais que desejem completar o percurso.





    As Estações



Foram projetadas quatro pracinhas semicirculares, com imagens para  veneração e devoção com cada um dos estágios alcançados no Caminho da Cruz.





   Os Santuários e Símbolos



*Santuários dos Evangelistas



         Foram projetados quatro lugares de veneração de São João, São Mateus, São Marcos e São Lucas. Localizados no Largo estão colocados em pontos do seu perímetro, que os fazem de fácil acesso e visíveis também dos terraços e dos passeios. São imagens em bronze fixadas em plataformas de nível superior ao do Largo. Iluminados individualmente.





            *Cruz de Água e a Fonte de Água

        Uma construção singela em forma de cruz, que a água preenche e corre duas Cruzes de Água, cada uma ao lado das escadas laterais – Norte e Sul – o que as faz visíveis quando se usam as escadas ou quando se inicia-a e termina a Via Sacra. Nas outras laterais das escadas existem duas fontes de água que reforçam o seu simbolismo.



            *Santuário de Nossa Senhora Lourdes



          A imagem de Nossa Senhora de Lourdes ocupa o espaço central do Largo, sob o Adro e no eixo da rampa principal (Leste-Oeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário